terça-feira, 11 de maio de 2010

POLÍCIA - PELO MENOS DESSA VEZ, JUSTIÇA TARDOU E NÃO FALHOU

A Justiça de Montes Claros começou a pagar algumas das dívidas que tem para com a sociedade local, ao julgar e condenar Dalmar Ferraz de Melo Júnior, mandante do assassinado do jornalista Rosalvo Bastos, 26 anos, e de sua namorada, a estudante universitária Daniela Oliveira, de 22. Todos agora esperam que sejam levados a júri popular os assassinos do bailarino Igor Xavier, o fazendeiro Ricardo Athayde e seu filho, Diego Athayde.
Coincidentemente, em ambos os casos os criminosos são pai e filho. Outra coincidência, e que talvez explique a lentidão para puni-los, é que se trata de gente poderosa. No crime que vitimou o casal, foram mandantes o filho e o pai, Dalmar Ferraz de Melo, que morreu ano passado, de causa natural. Já Ricardo e Diego se juntaram para assassinar covardemente o bailarino.

Foram 8 anos e 18 horas de julgamento para que fosse feita justiça. Passava um pouco das 2 horas da madrugada do histórico dia 25 de março quando o juiz Maurício Leitão Linhares leu a sentença, condenando Dalmar Júnior a 24 anos de prisão. Graças às brechas da lei, ele não vai direto para a cadeia. Seus advogados recorreram ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e, por enquanto, ele ficará em liberdade. Entretanto, o promotor Henri Vasconcelos, brilhante na acusação, acredita que o recurso será indeferido e o mandante do crime começará a cumprir a pena no ano que vem. “Foi feita justiça ao réu, à memória das vitimas e à sociedade montes-clarense”, considerou.

Lágrimas e alívio foi o resultado de um dia inteiro de ansiedade e aflição para os familiares de Rosalvo e Daniela. “A justiça divina é certa, mas agora tivemos também a justiça dos homens. Nosso coração está aliviado. Resta a saudade de Rosalvo e Daniela, que vamos amar para sempre”, desabafou, sem conter o choro, a jornalista Marlene Bastos, irmã de Rosalvo.

Vingança

Rosalvo e Daniela foram mortos a tiros e a facadas, por dois matadores de aluguel, quando estavam dentro de um carro, na Rua Dom Pedro II, no centro da cidade. De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado por vingança contra a família de Daniela. Uma irmã da universitária, Adriana Costa Oliveira, namorava um irmão de Dalmar Junior, Danilo Ferraz de Melo. O rapaz morreu em um motel da cidade. Na necropsia, ficou constatado que ele cometeu suicídio. Mas, segundo as investigações, a família dele teria considerado que o crime foi cometido pela namorada do jovem e decidiu se vingar, mandando matar Daniela e Rosalvo.