terça-feira, 11 de maio de 2010

Esporte - Sem apoio do prefeito, Funorte tenta chegar à elite

Leite finge que time não existe, passa por cima da
lei e investe milhões no Montes Claros Funadem

O Funorte disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro com chances reais de ascender à elite do futebol mineiro em 2011. S isso ocorrer, será sem qualquer apoio do prefeito Leite, que por razões meramente pessoais e eleitoreiras, preferiu investir a milionária cifra de R$ 2,5 milhões no Montes Claros Funadem, time de vôlei formado por forasteiros.
E o mais grave: com claro atentado à lei, uma vez que, entre outras irregularidades, o time é financiado por uma fundação (de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros) dirigida justamente por seu filho, crime que configura improbidade administrativa. A “Conexão Vôleite”, como já está sendo chamado o esquema de corrupção, está sendo investigada pelo Ministério Público. Quase todo o orçamento da Secretaria Municipal de Esportes está sendo direcionado ao vôlei, muito além da cota determinada pela Câmara Municipal, que é de R$ 550 mil. Com isso, não é exagero dizer que Leite acabou criando a “Secretaria Municipal do Vôlei”, em detrimento dos outros esportes, inclusive o principal deles, o futebol.
O objetivo é elegê-lo deputado estadual, o que não seria possível caso o apoio fosse dado, como deveria ser, ao futebol do Funorte Esporte Clube. Nesse caso, raciocina o atual prefeito, o beneficiado poderia ser o deputado estadual Ruy Muniz, presidente da Associação Educativa do Brasil (Soebras), a qual o clube está ligado.
Independentemente de classificação ou não para a Primeira Divisão do Mineiro, o natural seria que a Prefeitura incentivasse o Funorte. Por isso, o desdém de Leite deixa os torcedores indignados. Ninguém consegue explicar, a não ser pelo viés da mesquinharia e dos interesses inconfessáveis, tanto investimento num projeto sem futuro e não destinar nenhum centavo ao futebol. É bom lembrar que uma possível classificação do Funorte traria à cidade, ano que vem, Atlético, Cruzeiro e América. Melhor não haveria para divulgar a cidade, com muito mais legitimidade e na forma da lei, diferentemente do que ocorre com o malfadado time de vôlei, que, aliás, já está sendo desmanchado. A torcida lembra que enquanto a cidade - uma das maiores do Estado - não tem estádio de futebol, o prefeito reformou o ginásio Tancredo Neves para os jogos do Montes Claros Funadem.
Emocional – Até parece que o descaso da Prefeitura reflete na atuação do time em Montes Claros, onde a equipe tem perdido muitos pontos, enquanto jogando fora de casa a equipe está invicta. No 1° de Maio, Dia do Trabalhador, Leite deu mais uma demonstração de indiferença para com a campanha do Funorte rumo à Série A. Se negou a firmar parceria para distribuir ingressos para os jogos do time.