Cotidiano

Ateneu pode renascer das cinzas


Palco de tantas alegrias para montes-clarenses, o Estádio João Rebello, no bairro São José, região central de Montes Claros, se transformou em lote vago, cheio de mato e entulho. Mas a história gloriosa do estádio que abrigou, por décadas, um dos clubes mais tradicionais do futebol local, pode voltar a ser escrita
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) é parceira no projeto de  revitalização do Ateneu. Nesse sentido, a entidade está fazendo tratativas com o empresário e presidente do clube,  Cássio Aquino. A remodelação do estádio é capitaneada por  grupo de ex-jogadores e torcedores, que busca parcerias nas esferas pública e privada. 
Cássio Aquino conta que o principal desafio é viabilizar as reformas do estádio, desativado há mais de 10 anos, além de promover o retorno das atividades esportivas do clube mais tradicional da cidade. Para Edilson Torquato, presidente da ACI, o Ateneu tem uma história marcante e o espaço no Bairro São José é importante para a comunidade. 
“A ACI é uma entidade que, entre várias finalidades, tem a missão de fomentar o desenvolvimento. Por isso, estaremos juntos na luta pelo empreendimento do estádio voltar a ser realidade, apoiando a Associação Desportiva Ateneu”. Torquato também participou de reunião entre a diretoria do Ateneu era, para fortalecer o compromisso de iniciar as obras no estádio, visto que os recursos já foram aprovados pelos vereadores, em reunião ordinária. 
O total a ser investido na revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 2.135.000,00, investimento do tesouro municipal que, em contrapartida, receberá, sob a forma de comodato, a nova Arena Ateneu para ser administrada pelo Município por 10 anos, podendo ser renovado por igual período ao fim do contrato. A empresa que for licitada, ainda em setembro, deverá reformar o campo, alambrados, arquibancadas, banheiros, cabines de transmissão, corrigir os detalhes deteriorados e colocar em ordem a entrada principal. 
O prazo para conclusão das obras é de 8 meses. A Associação Desportiva Ateneu foi fundada em 1º de maio de 1947 e tem como patrimônio o Estádio João Rebello com capacidade para 3.200 pessoas. Atualmente o departamento de futebol profissional do clube está desativado.
 “A volta do Ateneu representa mais que ativar um estádio. Significa resgatar a história do time para as novas gerações. Além de revitalizar o bairro São José, com mais segurança, infraestrutura e espaço de lazer e esportes”, defende Edilson. “O Ateneu será um empreendimento social, para gerar renda, recursos, empregos, socializar os jovens, promovendo a inclusão social e avanços para a cidade”, projeta.

Fonte: Revista ACI